Algumas atividades gráficas de vogais e estratégias a serem utilizadas em sala de aula

Estamos disponibilizando algumas atividades das vogais.
Lembrando que as vogais fazem parte do conteúdo da educação infantil de forma visual e prazerosa. Nunca faça a criança repetir a letra de forma mecânica, esquecendo de que a aprendizagem deve favorecer o ensino, e não produzir meros reprodutores gráficos.
Estaremos descrevendo algumas possibilidades estratégicas para a apresentação das vogais aos alunos.


1-Apresente as cinco vogais aos alunos através de histórias ilustrativas, de forma a se familiarizarem com as letras. 


2-Destaque cada letra isolada para melhor aprendizagem, inicie com  a letra que quiser, mas sempre correlacione com o alfabeto e uma figura base (A de anel, E de escova, I de igreja, O de onibus, U de unha. )Assim, a criança faça uma associação imagem-escrita que facilitar-a a lembrar a letra quando mencionada.


3-Recorte de livros e revistas as letras, fazendo a criança buscar sozinha, se não realizar, dê o apoio necessário.Lembrando que as letras se encontrarão de forma maiúscula e minúscula.


4- Realize brincadeiras corporais com as letras. Use dados gigantes onde a criança poderá jogar e reconhecer as letras;


5-Pegue o giz de quadro e escreva as letras no chão do pátio. As crianças deverão pisar na letra que você falar ou mostrar.


6-Relacione desenhos com as letras e produza cartazes coletivos com as crianças.


7- Avise os pais que estará realizando atividades das vogais, a ajuda deles será muito importante, lembrando que eles tem o direito de saber o que está sendo ensinado ao seu filho, além de criar um elo importante.


8- As atividades gráficas de escrita devem ser observadas quanto a grafia das mesmas, pois não basta escrever. Tem que ser da forma correta.


9-Organize um quadro das Vogais. Cole com fitas alguns objetos que se iniciam com as letras, como: anel, arco de cabelo na letra A. Os alunos poderão trazer de casa com a ajuda dos pais.


10-Faça as crianças escreverem as vogais no quadro negro.  Eles adoram e você pode fazer uma festa para cada um pelo sucesso, batendo palmas e além de avaliar cada criança e suas dificuldades.




Eis as atividades graficas:







Utilize diversos materiais nas atividades, como: giz de cera, tinta guache, lápis de cor, colagens de materiais como lã ou recortes.
Abraços



0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!