Modelos de fontes legais



Se você estava procurando alguns modelos de fontes para serem adicionados em seus projetos, vai adorar estes. Basta clicar e baixar, é legal. Uma boa dica para facilitar nosso  trabalho, queridos colegas professores.


Fontes para educadores 2
Fontes para educadores
DEIXE UM RECADINHO, ABRAÇOS



O que trabalhar no Dia da Bandeira

O dia da Bandeira é comemorado no dia 15 de novembro, e pode ser utilizado como uma fonte de exploração para nós professores pois podemos desenvolver uma aprendizagem patriótica aos alunos, estamos disponibilizando algumas sugestões bem legais, confira:






Aí vão mais algumas dicas para vocês trabalharem no Dia da Bandeira.

  • Carimbo- Use papel pardo para fazer uma bandeira bem grande. Depois carimbe com as mãozinhas dosalunosnas cores verde, amarelo, azul e branco.
  • Roupas- Mande recadinhos aos pais para que no Dia da Bandeira todos venham com roupas nas cores da Bandeira.Se você tiver muitos alunos pode usar esta dica e fazer uma Bandeira humana.IDÉIA:  Se vcs tiverem 18 alunos poderão fazer uma BandeiraNacionalhumana no chão e fotografar do alto. Retângulo:10 crianças. Triângulo: 4 crianças. Círculo: 2 crianças.
  • Lembrancinhas- Com rolinhos de papel higiênico faça lindos porta lápis ou caneta: carimbe no porta lápis com os dedinhos das crianças. Ou faça uma pintura livre com apenas a metade da bandeira no rolinho.Fica lindo também: faça um barrado verde na parte superior e amarelo na inferior. No meio pinte de azul e aplique ou pinte as estrelinhas brancas. Escreva Brasil, meu Brasil...
  • Livro- Contar às crianças, adaptando o texto se necessário, a históriaA FÁBULA DAS TRÊS CORES, de Ziraldo. Depois, convidá-los a confeccionarem a Bandeira do Brasil.
  • Artes- Faça a Bandeira com colagem com tampinhas, casaca de ovo, tecido, papelão, papel crepom, forminhas de docinhos...
  • Mosaico- Picar papel nas cores da Bandeira e colar no traçado ou folha mimeografada.
  • Perfuração- Após pintar a Bandeira, faça perfuração com palitos de dentes nas formas retângulo, círculo e losango. Retire as formas com cuidado após a perfuração, e monte a Bandeira em outra folha (essa atividade permite à criança entender a sobreposição das figuras geométricas da Bandeira). Depois você pode expor as obras de arte!
  • Pintar a Bandeira: com giz de cera, pintura a dedo, guache, plasticor...
  • Modelagem- Usar massinha para fazer a Bandeira.
  • Pesquisa- Pesquise as cores da Bandeira; em revistas, procurar, recortar e colar em cartolina ou sulfite, L.P. , coisas com as cores ( pode-se fazer na classe atividade em grupos: um grupo só pesquisa o azul, o outro overde, etc. Depois socializam na roda o que encontraram. Esses achados podem ficar também em sacos plásticos).
  • Música- (Turminha maior) Ouvir o Hino à Bandeira ( explicar que mais tarde também irão aprender a cantar e entenderão certas palavras difíceis, que hoje são pouco usadas, mas que na época eram).
  • Festival- Promova um festival de bandeiras na escola. Cada criança escolhe uma bandeira e trás para a sala (time de futebol, clube, igreja...) Depois promova uma exposição com um painel com todas as bandeiras.
  • História- Convidar as crianças a observarem o céu à noite e explicar que as estrelas que aparecem na Bandeira, segundo contam, mostram como estava o céu na cidade do Rio de Janeiro no dia da proclamação da República (15 de novembro de 1889). O astrônomo (pessoa que estuda estrelas) Luiz Cruls, fez o desenho. Cada estrela representa um estado brasileiro (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, etc). Vamos contar as estrelas? Contar em uma Bandeira. Quando foi criada, a Bandeira só tinha 2 estrelas (por que eram 20 Estados, mais a capital do País que era o Rio de Janeiro. A Bandeira atual é de 1992, quando foram colocadas as estrelas dos estados de Tocantins, Amapá, Roraima,Mato Grosso do Sul, e Rondônia. Atualmente, tem portanto 27 estrelas ( 26 Estados + Brasília).
  • Ler e explorar coma as crianças o lema da Bandeira:Ordem e Progresso. O que vocês acham que quer dizer? Vamos pensar também na nossa classe, na nossa cidade…A Bandeira está pedindo à todas as crianças e todas as pessoas: “ORDEM E PROGRESSO”.IDÉIA: Como podemos ter ordem? Andando asseados, conservando os objetos, guardando tudo nos lugares, respeitamos pais e professores, chegamos à escola na hora certa, cuidamos das coisas nossas e de outros, não falta à aula, não esquece objetos, respeitamos filas e sinais, fazemos o nosso trabalho. E Progresso? Se temos ordem, temos Progresso!

Atividades Dia da Bandeira



Uns modelos de lembrancinhas da pátria como sugestão de mural, muito legais:





















Histórico Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro comemora-se, no Brasil, o dia da bandeira.
A criação da data foi em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, quando a bandeira foi apresentada. O Decreto número 4 deu legitimidade à bandeira como símbolo nacional.
A primeira bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1822, mas como não era oficial, perdeu lugar para o novo modelo. Mas a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.
As bandeiras têm diferentes significados e representam coisas distintas, como grupo, cidade, estado, país, instituição comercial, time de futebol, mas podem apresentar elementos comuns.
Os países, por exemplo, são representados por bandeiras que trazem significados comuns, como as cores, por exemplo Geralmente o azul é a cor que simboliza a nobreza, já o vermelho representa os movimentos revolucionários.
O Brasil já teve vários modelos de bandeiras ao longo dos seus 509 anos de existência. No atual, o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, as estrelas são os estados do país e o branco a paz. Este modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.
As primeiras bandeiras foram vistas nas antigas civilizações, onde os povos as utilizavam para representar seus exércitos, os responsáveis pela defesa do país. Serviam para evitar que os exércitos fossem confundidos com outras armadas. Isso fez com que se evitassem a morte de centenas de soldados, pois os exércitos aliados conseguiam identificar os grupos de soldados que não eram seus inimigos.
Algumas bandeiras apresentam características especiais, de acordo com as tradições do país.
A do Japão é branca, com um círculo vermelho ao centro, que simboliza o sol. Por isso o país é chamado de Terra do Sol Nascente.
A bandeira da Arábia Saudita possui uma frase que quer dizer que no país “existe só um Deus e Mohamed é seu profeta”.
O Nepal tem uma bandeira com o sol e a lua, que significa que o país existirá enquanto os dois astros existirem.

Formação da bandeira do Reino Unido
A bandeira do Reino Unido é conhecida como “Union Jack”. O modelo é composto por várias cruzes, representando os santos protetores dos países. A cruz branca, na diagonal, é do padroeiro da Escócia, Santo André; a vermelha, também na diagonal, é de São Patrick, irlandês; e a cruz mais grossa, ao centro da bandeira, representa São Jorge, da Inglaterra.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Dia da Bandeira

Oi genteamiga!

O Dia da Bandeira está chegando e eu passei prapostarmais algumas dicas de atividades para trabalhar esta data patriota...
Algumas idéias são darevistaGuia Prático da Educação Infantil.
  • Organize uma exposição dearteenfocando as cores e formas da Bandeira. Alguns alunos trabalharão as formas e outros as cores.
  • Aproveite a oportunidade para falar sobre a Bandeira e explorar os vários tipos de artes e texturas dostrabalhos: faça colagem com papel crepom, pintura, retalhos de EVA, casca de ovo, lixa, areia, algodão... enfim, tudo pintado com verde e amarelo.
  • Outra dica: se cada aluno trabalhar com uma folha sulfite, as cores e texturas separadamente, no dia da exposição você pode juntar tudo e montar uma bandeira gigante.
  • Não se esqueça de montar um belo mural onde vai expor os trabalhos (veja exemplo acima, laços e enfeites de papel crepom são baratos e ficam lindos!)
Outras dicas para trabalhar o tema Bandeira:
  • Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê aos alunos um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da escola?
  • Coloque 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
  • Faça um painel com papel pardo, com o desenho da Bandeira, e cole os papéis coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas: Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?
  • Que tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda de verde e amarelo. Podem ser criados jogos, brincadeiras e apresentações. A comida pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores. Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem doados aos "brasileirinhos mais carentes".


Read more:http://www.pragentemiuda.org

Dia do funcionário público


Dia do Funcionário Público
Rosangela Cruz
 O serviço público é de suma importância para o desenvolvimento e consolidação de nossa Nação, pois têm como mister servir ao Estado.

 Por isso hoje quero ostentar meu reconhecimento e a minha gratidão, por ser uma beneficiária do produto de um trabalho feito de muita dedicação, pois não há um só lugar em que um funcionário público não esteja prestando serviço à população: nas escolas, nos hospitais, nas repartições e etc... E todos nós sabemos que estes serviços são de extrema importância para toda nação brasileira...

 Então como forma de compensar-los dedico esta singela mais de todo coração homenagem, promovendo a valorização das funções da categoria, e também levando a todos os funcionários públicos o meu grande e forte abraço, enriquecido de votos para que seja viabilizado a toda a classe: “Melhor Rentabilidade”.

Um viva a nóssss

Desenhos Arca de Noé





Estamos disponibilizando algumas imagens como sugestões referentes ao tema ARCA DE NOÉ, são imagens que podem ser utilizadas em sala de ula como ilustração da história assim como impressas para pintura em casa.
Entre e verifique:


Arca de Noé imagens coloridas
Arca de Noé imagens preto e branco

Ecoviver 2011



O Ecoviver é um projeto cultural e educativo que visa a difundir a arte e despertar um novo olhar sobre a realidade, junto a comunidades e alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental.


O CMEI Milena Bonfim desenvolveu este projeto em parceria com a EXpocmei, com o tema Arca de noé. Mas, conheça um pouco sobre o trabalho da reciclagem e da reutilização do lixo que não usaremos mais.


Desenvolvimento do Projeto Ecoviver


Após o trabalho realizado em sal de aula com todos os alunos do CMEI, foi realizada uma exposição a pais e convidados uma belíssima demonstração do que foi confeccionado com nossos alunos.


Exposição Ecoviver 2011


Gostou?













Fonte:http://www.ecoviver.com.br

O Ecoviver é um projeto cultural e educativo que visa a difundir a arte e despertar um novo olhar sobre a realidade, junto a comunidades e alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental.

Além da realização de sessões teatrais, são desenvolvidas oficinas práticas em diferentes modalidades artísticas – como artes cênicas, visuais e música – para que os professores participantes se inspirem e trabalhem artisticamente com as turmas de alunos. O resultado é expresso em forma de exposições culturais e artísticas, envolvendo as mais variadas linguagens, e que é compartilhado com toda a comunidade.

Como temática, aborda questões ligadas ao meio ambiente e sua relação com os resíduos sólidos (“lixo”), provocando uma reflexão sobre a relevância da atuação individual e coletiva, e oferecendo, assim, uma oportunidade para o exercício da cidadania.

Por acreditar que a escola é um dos principais espaços para a difusão de informação, o Ecoviver conta com os educadores como grandes aliados, oferecendo total apoio para o desenvolvimento do projeto artístico, para a abordagem do tema e estímulo para trabalhos com os alunos.
Você já reparou como todos os dias produzimos resíduos, a partir de materiais, que poderiam virar uma máscara, um instrumento musical ou uma fantasia, por exemplo? Quando acordamos, usamos desde a pasta de dente até o vidro de perfume. No café-da-manhã, tem a caixa do leite, o coador de papel, as cascas de frutas...

Todos os dias, nesse mundo apressado, as pessoas usam cada vez mais produtos descartáveis – que duram pouco e logo são jogados fora – para ganhar tempo e diminuir o trabalho de limpar ou reaproveitar. Agindo dessa maneira, produzimos montanhas de lixo, sujando nossa rua, bairro e cidade, sem contar os insetos e animais que o lixo atrai, causando doenças.

No entanto, um conceito que se resume em três palavras pode ajudar, e muito, a melhorar essa situação: os 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Veja, a seguir, mais informações sobre o lixo e o que fazer para tornar nosso ambiente mais limpo, bonito e saudável para se viver – agora e no futuro.
> O QUE É LIXO?
> DE ONDE VEM O LIXO?
> LIXOS PERIGOSOS
> PARA ONDE VAI O LIXO?
> OS 3 Rs
> A COMPOSTAGEM
> A COLETA SELETIVA
> COMO AJUDAR A NATUREZA USANDO MELHOR A ÁGUA E A ELETRICIDADE
> MAPA DA RECICLAGEM
> CURIOSIDADES
> LIXO QUE VIRA ARTE



Textos Educativos a pais e professores


Aqui estaremos disponibilizando alguns documentos muito interessantes que podem ajudar a todos  nós com relação ao desenvolvimento de nossos filhos e alunos.
Basta clicar em cima que você estará bem informado sobre qualquer assunto.


Uso da Mamadeira
Trocas ortográficas na Educação Infantil
Ronco Infantil
Retirada da fralda
Primeiros Socorros
Perigo dentro de casa
Mais frutas dentro do cardápio
Doenças infantis
Cuidados com chulé
Crianças que falam errado
Comportamento do filhoCiúmes entre irmãos
Bruxismo: meu filho range os dentes
Boas maneiras
Andar de bicicleta
Alimentação e Nutrição
A criança e os dentes
20 dicas para se trabalhar na educação infantil
10 dicas para comprar presente ao seu filho

Gostou?Deixe sua opinião sobre nossas postagens.

Gincana Ecológica Ecovivendo Melhor

GINCANA ECOLÓGICA ECOVIVENDO MELHOR

Realizamos uma gincana a fim de trabalhar o projeto Ecoviver no nosso CMEI. Para isto, algumas estratégias foram ocorrendo, conforme as citadas abaixo, clique em cada uma delas e dê sua opinião:



Nossa Gincana Ecovivendo Melhor

Regras para nossa Gincana 



Esta gincana será realizada no CMEI Milena Bonfim e terá como tema A preservação da Natureza tendo como objetivo oportunizar aos alunos do CMEI a conhecer as maneiras de preservação da natureza através da Gincana Ecológica.
A Gincana terá a duração de 22 de junho a 01 de julho, havendo o desenvolvimento de provas entre os alunos, aos pais e professores. As provas se organizarão da seguinte forma:
22\06: Será realizada a abertura da Gincana ECOVIVENDO MELHOR.
Prova Alunos: Cada sala fará sua pintura ecológica na parede externa da escola.
PONTUAÇÃO: 50 pontos para prova cumprida
23\06: Prova dos Pais: Enviar fotos ou imagens ecológicas da Natureza de revistas, jornais ou internet. Trazer quantas imagens conseguir. As fotos serão coladas em mural coletivo no pátio da frente
PONTUAÇÃO: 5 pontos por imagem.
24\06: Prova dos alunos: Confecção de lixeiras com os alunos. As lixeiras podem ser de papelão, garrafas ou potes plásticos. Deverá ser duas lixeiras por turma.
Pergunta surpresa aos pais via caderneta.
Valor: 120 pontos pela única resposta correta.
PONTUAÇÃO: 150 pontos (prova cumprida)
27\06: Prova dos Pais: Os pais receberão incentivos ecológicos para serem vendidos no valor de R$0,10 centavos cada. Cada número vendido será pontuado por 10 pontos para a turma da criança.Vender e entregar os canhotos na secretaria até o dia 01/06.
28\06: Prova dos alunos: Neste dia teremos duas provas aos alunos. Confeccionar uma roupa reciclável para uma criança. Plantação de sementes com os alunos, cada turma plantará e cuidará de uma hortaliça.
30\06: Prova dos Pais: Confecção de cartazes ecológicos feitos pelos pais e enviados ao CMEI.PONTUAÇÃO:30 pontos por cartaz.
Pergunta surpresa aos pais via caderneta.
Valor: 120 pontos pela única resposta correta.
01\07: Prova dos alunos: Como encerramento da Gincana cada turma realizará uma apresentação musical  com a sua turma de acordo com o tema da Gincana: Ecologia.
PONTUAÇÃO: 200 pontos (prova cumprida)
A divulgação da equipe vencedora será realizada na saída dos alunos do dia 01/07.
A Gincana ainda pontuará alguns materiais recicláveis e comestíveis que poderão ser entregues durante toda a gincana, do dia 22 de junho a 01 de julho até as 15:00h. Como a tabela abaixo:
Comestíveis:
 
            Lata de milho verde:80 pontos
Refrigerante 2 litros Cini: 90 pontos
Lata de Leite Condensado:90 pontos
Pacote de milho de pipoca:50 pontos
Maionese (500 g): 60 pontos
Recicláveis (limpos):
Garrafa pet: 10 pontos unidade
Caixa de leite lavada e vazia: 10 pontos a unidade
Garrafa de limpeza: 15 pontos a unidade
Revistas: 20 pontos a unidade
Latinha: 15 pontos a unidade
PREMIAÇÃO:
A turma vencedora receberá um Passeio com lanche Surpresa e um  cd com diversas fotos exclusivas da sua turma, tiradas na Escola. 

Nossas apresentações realizadas em 2011

Para mostrar o maravilhoso trabalho desenvolvido pelo CMEI Milena Bonfim, nada melhor que imagens. Estaremos mostrando as apresentações realizadas aos alunos no ano de 2011, todas numeradas aqui. Entre e se sinta a vontade de olhar cada uma, todas são muito legais....

Dia da Secretária
Primavera
Apresentação Primavera
Apresentação Dia dos Pais
Dia do Soldado
Premiação do Berçário na Gincana Ecovivendo Melhor 
Truques de Mágica na Semana da Criança

Seguem as apresentações das histórias do Projeto Recontando Histórias:

Apresentação da História do Bambi
Apresentação: Cada bicho em seu lugar
Apresentação: Bichodário
Apresentação: Rodolfo, o carneiro
Apresentação Arca de Noé


Apresentamos agora as apresentações das turmas do CMEI Milena Bonfim na Gincana Ecovivendo Melhor.

Apresentação Musical da Gincana Ecológica

Projeto Arca de Noé


Estamos descrevendo algumas possibilidades de trabalho sobre o tema Arca de Noé. Aqui você encontra algumas sugestões de desenhos, músicas e outras.Veja:






Para se trabalhar os animais, é interessante mostrar aos alunos os sons dos animais, para isto, indicamos este atalho:







Chegou o expocmei e ecoviver no CMEI MILENA BONFIM

Sejam bem vindos ao EXPOCMEI 2011, e nesta caminhada estaremos conhecendo um pouco melhor sobre a ARCA DE NOÉ e em especial, a ovelha.
PASSE PELO CAMINHO DA ARTE, e compartilhe conosco o mundo reciclável do ECOVIVER.


No dia 27 e 31 de outubro, será realizada a IV exposição do ExpoCmei nas dependências do CMEI Milena Bonfim. Todos os pais são convidados a virem prestigiar o evento  e ainda poderão assinar o boletim de seus filhos e conversar com a professora.
Veja o que aprontamos este ano:
Recebemos a visita de Claudete, a coordenadora do ECoviver  e da diretora de Educação Infantil Laila, e da Fernanda, diretora de projetos especiais.Todas ficaram maravilhadas com a nossa exposição e agradeceram o empenho no projeto.
Aqui estamos Daniele, Marcia, Claudete, Laila, Fernanda e eu,kkkk


Nosso mural de boas vindas ao Projeto.

Como lembrança, cada visitante poderá levar uma muda para casa, a fim de ajudar a manter a natureza entre nós.

Lembrancinha aos convidados e pais...produzida pelo berçário 2.

Como o ECOVIVER trabalhamos o tema reutilizar o lixo e transformá-lo em arte, vários objetos foram confeccionados com materiais alternativos como garrafas, caixas de leite, papelão, cds e muitos outros. Estes materiais foram arrecadados com os pais dos alunos e cada objeto foi exposto neste dia.
 Centopéia com caixas de ovos... maternal 1

Jacarés com caixa de leite: maternal 1
 Animais no rolinho de papel: maternal 2 tarde
Mural de boas vindas aos visitantes

 Latinha decorada: berçário 1
 Cercado de ovelhas: maternal 2 tarde
Teatro de varas e animais de pet: maternal 2 tarde

Palhacinhos de potinho iogurt: pré 1 tarde

 Amarelinha dos animais: Maternal 2 manhã
Objetos diversos

Sala de Estar de garrafa: pré 1 tarde

Arca de noé: pré 1 tarde

Animais na cerca: todas as turmas


Arca do Noé: Pré 1 manhã
Destaque a esta arca que possui movimento de robótica, controlado pelo computador.Ela abre e fecha a porta e balança a pomba na janela.

 Vista lateral da Exposição.

 Quebra-cabeça da ovelha
Polvo de garrafa pet: maternal 1

 Latinhas decoradas: berçário 2
 Arca, trenzinho e aviões: pré 1 manhã
Cercado de ovelhas: maternal 2 manhã
Bonecos de garrafas pet: pré 1 manhã

Todas as salas confeccionaram murais sobre o tema, verifique a belezura que ficaram:


 MURAL DO MATERNAL 2
 MURAL DO PRÉ 1 TARDE
MURAL DO BERÇÁRIO 1


MURAL DO BERÇÁRIO 2

MURAL DO MATERNAL 1


Quebra-cabeça da ovelha: maternal 2 tarde

Dedoches dos animais: maternal 2 tarde

 Bambi: maternal 2

 Vista lateral da arca de Noé.

Nossa arcona...

A história de Rodolfo, o carneiro 


 Noé na frente da Arca.
 Boi com garrafa pet: berçário 1
Leão: garrafa pet: pré 1 manhã


 Os animais da Arca:
Elegante
As ovelhinhas

Os cachorrinhos

As zebras

os jacarés e todos os outros...


Ficou lindo, né?
Gostou, deixe um recadinho....


Que bom que você está por aqui!!!!